sábado, 22 de maio de 2010

Sérpico (Serpico)


Aquele que nunca ouviu o nome "Sérpico" em algum filme com policiais, ou é porque não presta atenção, ou porque não assiste filme.
Esse foi exatamento o motivo que me levou a assistir um filme tão antigo e de difícil localização. Por diversas vezes via chamarem um ou outro de Sérpico, como forma de zoação, e não entendia. Enfim, vamos ao que interessa.

Frank Sérpico é um policial americano dos anos 70 que tenta combater a corrupção dentro da corporação. Políciais que recebem propinas, que roubam, etc, esses são seu alvo. Mas é díficil combater tais crimes quando todos têem ciência e concordam com a omissão. Ele não concorda e não participa, só que também é considerado uma ameaça pelos outros policiais. Sérpico chega a um ponto em que não aguenta mais e resolve combater tais crimes. Procura por todas as formas possíveis um apoio de seus superiores, o que não ocorre. Então, ele procura uma forma fora da corporação, e denuncia ao New York Times tudo o que acontece. Com isso é encaminhado a um departamento ainda mais perigoso e leva um tiro que quase lhe custa a vida. Após tal fato ele é reconhecido e resolvem tentar realmente combater a corrupção policial.

Pelo que li e pesquisei, a história é baseada em fatos reais e o filme é com base em um livro de mesmo nome.

Quanto ao filme ser bom ou não, isso é relativo. Embora seja um filme policial, ele é muito parado, sem muitas emoções e tensão, ao menos não como os filmes de hoje.

http://www.frankserpico.com/


Ficha técnica
Nome: Sérpico
Nome Original: Serpico
Cor filmagem: Colorida
Origem: EUA
Ano de produção: 1973
Gênero: Policial
Duração: 130 min
Classificação: 14 anos
Direção: Sidney Lumet
Elenco: Al Pacino, John Randolph, Jack Kehoe, Tony Roberts

Nenhum comentário:

Postar um comentário